Carta de Princípios

A Rádio Caruncho FM Livre é uma rádio Livre, isso significa que é um espaço de convergência de pessoas envolvidas nas lutas comunitárias, sociais, estudantis e contraculturais, que por livre associação e seguindo os princípios aqui declarados, aceitam participar da programação e da gestão da rádio de forma horizontal. A rádio, sendo livre, posiciona-se contra o monopólio da comunicação de massas, concentrado na mãos das grandes mídias que fazem dela uma mercadoria. É por este mesmo motivo e pela intenção da rádio em ter uma posição de resistência e ação direta, que não buscamos a legitimação dentro dos modelos institucionais, reforçadores da manipulação e comercialização da informação.

1) Cada programadxr deve participar da construção da rádio como um todo, sendo os processos autogestionados. Portanto, deve se envolver com a manutenção da rádio, do estúdio, dos equipamentos, do ambiente e da divulgação. A rádio é de responsabilidade coletiva onde não há divisões específicas de tarefas, nem hierarquização das funções. Isso significa que as tomadas de decisão são orientadas mediante a participação efetiva de todxs xs participantes e programadorxs, tanto para planejamento quanto para a execução das atividades. Sugestões de apoiadorxs ou simpatizantes do coletivo são bem vindas e valiosas, mas não possuem necessariamente um caráter deliberativo.

2) A Rádio Caruncho FM Livre é legítima, não através da institucionalização jurídica, mas como ação direta e pacífica contra os bloqueios de visibilidade pública, gerados pela manutenção dos monopólios da informação. Portanto, não é objetivo do coletivo a legalização da Rádio, nem por isso deixamos de estudar e dispor para a população os preceitos da legalização e os outros “modelos” de rádio. Nossa legitimação é alcançada através da prática e resistência.

3) Como Rádio Livre, preocupada em garantir a liberdade de expressão, (já limitada por fatores externos), não temos interesse e NÃO faremos anúncios ou propagandas comerciais. A rádio não pretende reproduzir a lógica dos grandes meios de informação de massa, direcionados pelo interesse capitalista de comercialização e manipulação da informação.

4) Quanto as doações realizadas à rádio, tanto em dinheiro quanto em equipamentos, serão aceitas mediante aos critérios estabelecidos pelxs programadorxs em reunião. Como coletivo Rádio Caruncho FM NÃO MENCIONAREMOS qualquer tipo de tipo informação ou propaganda sobre as eventuais doações.

5) A Rádio Caruncho não é profissional, nem tem exigências quanto a especialização ou conhecimento técnico de seus participantes. Como um coletivo livre estamos abertos a participação de toda comunidade, tanto na programação quando na gestão. Temos a intenção de romper as barreiras entre emissor e receptor acreditando que todxs tem direito de acesso e produção de informação. A Radio Caruncho FM Livre é para todxs aquelxs que tem a intenção de ação prática e resistência a mercantilização da comunicação.

6) A propaganda de partidos políticos institucionais ou de grupos religiosos não será permitida e não terão representatividade na rádio, visto que acreditamos que estas já tem grande espaço reservado em outras mídias. Entretanto o coletivo está aberto as manifestações e posições políticas ou religiosas de forma individual. Nenhum desses elementos impede a participação das pessoas na construção e programação da rádio.

7) Não admitimos programas com orientação e propaganda preconceituosa, seja contra raça, crença, religião, orientação sexual, gênero, etc.

8) Quanto ao conceito de liberdade utilizado pela Rádio, entendemos que: A liberdade é construída com inserção nas lutas dos povos em movimento, sua história e complexidade e não apenas como uma manifestação individual. Ainda assim, acreditamos que esta construção coletiva deve ocorrer sem anulação das subjetividades.

9) As questões de organização, planejamento, gestão, recursos e programação terão como espaço de discussão e tomada de decisões na reunião geral do coletivo que é realizada mensalmente.

10) A Rádio Caruncho FM Livre não é neutra, esta ao lado daquelxs em movimento pela transformação social!

Esta carta foi adotada conforme seguindo os princípios da Rádio Tarrafa FM Livre de Florianópolis, que consideramos como ponto inicial e mobilizador para formação de nosso coletivo no interior do Rio Grande do Sul, onde a partir de um processo horizontal, todos os itens dessa carta foram discutidos e estão passíveis de constantes alterações, conforme as demandas e discussões das reuniões da Rádio Caruncho FM Livre.

Uma ideia sobre “Carta de Princípios

  1. Olá pessoal ñ sabia da existencia da rádio mas fico muito feliz por vcs implantarem uma rádio q é a voz do povo, ñ discriminando ninguém onde todos podem participar sem se privar de liberar suas ideias ou manifestações.Parabéns a tds os integrantes pela grande inovação em Cachoeira. Gostaria de saber cm faço para sintonizar vcs onde vcs estão instalados (curiosidade) como faço para participar e claro vou compartilhar vcs.Bj a todos muito sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*